Essa brincadeira é mais uma forma de familiarizar seus alunos com algumas palavras em português que possuem origem indígena, como por exemplo a palavra peteca. A seguir, sugestões de etapas:
- Distribuir um papelzinho para cada um dos alunos com um palavra de origem indígena, para eles a memorizarem.
- Em círculo, com as crianças de pé, pedir para que cada uma vá falando a sua palavra memorizada, usando uma peteca para marcar a passagem de um aluno para outro.
- Na sequência, faça o jogo tradicional da peteca, falando a palavra memorizada. Uma pessoa joga a peteca para a outro participante na roda, falando a palavra memorizada, exatamente, no momento do arremesso da peteca. E assim por diante. Cada grupo pode combinar o que acontece com quem deixar cair a peteca, por exemplo: a criança deve memorizar dois nomes ao invés de um ou ficar sem jogar uma rodada ou ficar no meio da roda e todos fazerem cócegas,e outras ideias que surgirem. Usem a imaginação.
Listamos algumas palavras que vocês podem usar. No entanto, a proposta de uma pesquisa pode ser uma ideia interessante e pode ser compartilhada com todos os colegas.