Foto de Joana Rodrigues
Taratararu Yudjá
Taquara é o nome de uma música do povo Yudjá gravada pelos Irmãos Villas-Boa, na década de 1970. Ela é tocada pelos soprostaratararu, também conhecidos como “flautas gigantes”, por terem aproximadamente 2 ms de comprimento. Na realidade, pela organologia ocidental, estas flautas são consideradas uma espécie de clarinete por possuírem uma palheta interna. A melodia da Taquara é tocada em sistema alternado, isto é, tocada por quatro músicos, sendo que cada um deles toca apenas uma nota da melodia. Isso exige um grande entrosamento e sintonia entre os músicos para que a melodia soe orgânica, como se tocada por uma única pessoa. A seguir, sugerimos um trabalho de escuta atenta e de registro da melodia.
Escuta atenta
Ouvir a gravação, desafiando seus alunos para que descubram quais são os instrumentos musicais tocados. É quase certo que irão achar o som estranho e talvez o relacionem com sintetizadores ou música eletrônica. Ouvir várias vezes, antes de mostrar a foto do taratararu, pode ser interessante, pois estimulará a imaginação de seus alunos.
Propor que descrevam como o imaginam, como o som é produzido, se os instrumentos são grandes ou pequenos, se grave ou mais agudo, e só depois mostre a imagem do instrumento.
Percepção dos motivos melódicos
Em uma segunda audição, você pode propor um trabalho de escuta melódica. Poderia começar com a percepção de qual parâmetro do som é mais evidente: altura, timbre, duração ou intensidade. Comente com eles sobre a melodia apresentada, observando o que tem de diferente em relação às melodias que eles estão acostumados a ouvir. Geralmente, causa certo estranhamento por ser construída utilizando quatro notas, sendo que um dos intervalos mais presentes é um trítono, que não tem sentido tonal e não se “resolve”.
Em um primeiro momento, você pode propor que os alunos percebam os saltos melódicos e as notas que compõem essa melodia. Tente memorizar a música toda, cantando junto com o áudio.
Selecione trechos para facilitar a percepção, isto é ouvir cada motivo melódico parando a gravação e, então, repeti-lo cantando. Perceba quantas notas formam cada motivo, dê nome a elas e cante a melodia com os nomes das notas. Depois que tiver “tirado a música de ouvido”, confira com a partitura.
Partitura de alturas
Após esse trabalho de percepção melódica, você pode propor o registro da melodia com uma partitura de alturas, isto é, criar quatro linhas, como a imagem abaixo e registrar um motivo melódico de cada vez. A atividade de registro das alturas é mais adequada às crianças que já tenham feito um trabalho de percepção musical.
Se você tiver instrumentos melódicos disponíveis, uma ideia é interpretar a partitura formando um grande conjunto. De acordo com as características do seu grupo, você poderá dividir as vozes da forma que considerar mais adequada às dificuldades e facilidades de seus alunos.
Obs. Você pode tocar essa música com bexigofones que tem um som semelhante à taquara Yudjá. Veja a atividade ‘Tocando e cantando a Taquara’.
Saiba mais
Informações sobre os Yudjá encontram-se também no livro Cantos da Floresta e no site do ISA