Propostas didáticas
Criamos propostas didáticas abertas a partir das quais o professor pode explorar outras possibilidades mais adequadas à sua realidade local.
Para trabalhar aspectos do mundo indígena, criamos atividades que visam estimular a compreensão desse universo tão complexo. Para conhecer e vivenciar as músicas, criamos jogos, exercícios de escuta, além de propostas de contextualização e outras dinâmicas, buscando estabelecer conexões com as principais particularidades de cada povo abordado.
Dada à riqueza do universo indígena, insistimos na ideia de que a música seja sempre permeada por atividades de outras áreas do conhecimento, buscando um aprendizado mais amplo e integral, pois na grande maioria das sociedades indígenas, a música não resulta de um aprendizado formal, mas sim de experiências cotidianas e ritualísticas que ocorrem em diversos momentos comunitários, fundamentada na transmissão oral.
Eixos
As atividades estão divididas em três eixos básicos: a escuta, a prática musical e a contextualização. Esses eixos podem se complementar, se mesclar e não necessariamente seguir uma ordem fixa. Cabe ao professor perceber qual sequência mais adequada a ser desenvolvida, isto é, se ele deve iniciar pela prática propriamente dita, ou sensibilizar a partir da escuta ou se pela contextualização.
Escuta
Atividades que buscam estimular a apreciação musical com o objetivo principal de aproximar o ouvinte da grande diversidade sonora indígena brasileira. Além da percepção dos elementos musicais, como timbre, melodia, ritmo, forma; a escuta desencadeia sensações, imagens, conhecimento prévio, que o professor pode aproveitar para disparar processos interdisciplinares, desenvolvendo aspectos do contexto, história, entre outros.
- Sensibilização Sonora
- A Escuta da Japurutu do Rio Negro
- A Flauta Mágica de Winih
- A História dos Bichos de Palop
- Dançando com a Kicrok
- Escuta da Cantiga Ñande Mbaraete’i Katu
- Escuta das Flautas de Pã Guarani
- Escutando Darö Wihã
- Escuta de Akoj Té – A Cantiga da Criação da Humanidade
- Escutando O Arco de Boca Kaingang
- Escutando a Musica da Curupira
- Escutando Dahipópo
- Escutando Daro Wihã
- Ouvindo e Cantando Ataware To
- Ouvindo e Cantando A Cantiga da Formiga
- Ouvindo A Cantiga de Fazer Dormir do Rio Negro
- Ouvindo e Cantando Apï Ayã Txutxitxutxi
Contextualização
Atividades que despertam o interesse e estimulam um conhecimento mais aprofundado dos saberes indígenas, ampliando assim, o olhar sobre os povos originários. A pesquisa sobre o contexto geográfico, histórico, antropológico e social são informações importantes que podem dar suporte ao conhecimento musical, possibilitando conexões significativas que possam dar base para práticas interdisciplinares.
- A História Dos Bichos De Palop
- Criação Musical Com Nomes De Povos
- Dançando Ao Som Da Cariço
- Jogo Flecha
- Mapapeando
- O Toré Dos Indígenas Do Nordeste
- Os Sopros Têm Histórias Para Contar
- Peteca Das Palavras
- Peteca Sonora
- Representando Seu Povo
- Ritual De Iniciação Wapté Mnhono Contextualizando
Prática musical
As propostas de prática musical para esse repertório indígena compreendem atividades que envolvem o cantar e o tocar. Algumas músicas desse livro podem ser cantadas individualmente ou em grupo e também podem ser adaptadas para alguns instrumentos usados no ambiente escolar, assim como ideias para construir instrumentos não convencionais a partir da sonoridade dos instrumentos indígenas. A construção de instrumentos requer uma percepção mais apurada na pesquisa de materiais, e propicia noções básicas de acústica, assim como a experimentação de possibilidades sonoras diversificadas.
Foram criados alguns arranjos vocais e instrumentais, alguns deles com percussão corporal, outros com xilofones e ou flautas. São primeiras ideias que podem ser ampliadas de acordo com o contexto de cada grupo. Além da interpretação dessas músicas, consideramos importante um trabalho de criação envolvendo improvisações e composições coletivas.
- Peteca Sonora
- Po Hamék – Bate Palmas, Bate Pés
- Palavras Que Viraram Música
- Cantando Ataware To – O Canto Da Galinha
- Cantando e tocando Cantiga De Winih
- Cantando e tocando a Taquara
- Cantando e tocando Ñande Mbaraete’i Katu
- Cantando e tocando O Canto Da Formiga
- Cantando e tocando Os Bichos De Palop
- Cantando Mamo Oimẽ Nde Rory (Arranjo)
- Cantando A Música da Curupira
- Cantigas De Ninar Do Rio Negro
- Cariço – Cantando Em Sistema Alternado
- Ouvindo E Cantando A Cantiga Da Formiga
- Ouvindo E Cantando A Cantiga De Dormir Do Rio Negro
- Ouvindo E Cantando Apï Ayã Txutxitxutxi
- Tirando A Melodia Do Arco De Boca Kaingang