A música Murukututu é uma ótima oportunidade para introduzir seus alunos ao repertório de acalantos indígenas. Como a figura da coruja da noite está presente em várias cantigas de ninar, essa versão do Rio Negro pode despertar a curiosidade deles. Sugerimos iniciar esta atividade a partir da escuta:
- Preparar o ambiente com uma luz mais suave, deitados de olhos fechados, confortavelmente, pode tornar a atividade mais envolvente.
- Antes da escuta da música, sugerimos conduzir um breve relaxamento, escutando a própria respiração, os sons de dentro e de fora da sala.
- Você pode produzir alguns sons com elementos da natureza, como galhos, folhas secas, pedrinhas e até jogar um pouco de água de um copo para outro, enquanto os alunos ainda estão de olhos fechados. Estes sons ajudam a criar uma paisagem sonora e envolver seus alunos em uma escuta mais atenta.
- Após esse ambiente sonoro, coloque a gravação da música Murukututu.
- Depois da escuta, pode ser interessante estimular uma conversa sobre as sensações de todo este processo, desde o relaxamento até a escuta propriamente dita.
- Sugerimos. também, uma segunda escuta da música com a atenção voltada, agora, para a percepção dos diversos elementos musicais, como: o timbre da voz da mulher indígena, a forte nasalidade, o fonema brrrr imitando o chirrio da coruja, a exploração da vogal u com tutu, vogais como o “y”, que é uma mistura de “i” com “e”, que não existem na língua portuguesa, além do contorno melódico sobre uma escala não temperada, entre outros.
- Após essa escuta apurada, você pode propor que os alunos pesquisem outras cantigas de ninar que falem sobre a coruja, como também uma pesquisa sobre esse animal tão simbólico.