Em geral, as cantigas de ninar que aprendemos têm origem europeia, mas propomos conhecer uma cantiga indígena que irá enriquecer o repertório de seus alunos. Nesta atividade, propomos uma escuta atenta da Canção de fazer criança dormir do povo Makuna, da região do Rio Negro.
Essa cantiga pede às aves cutia e cutiuaia para ajudar a criança dormir, enquanto o pai foi pescar e a mãe arrancar mandioca para alimentá-las. Como nas diversas cantigas de ninar, a melodia embala e tem motivos que se repetem, como os fonemas hã hã hoô.
- Observar o curto motivo com os fonemas hã hã hoô, no início da música e nos finais das frases.
- Um bom exercício de percepção pode ser identificar o ritmo desse motivo e escrevê-lo, assim como registrar, também, quando se repetem os intervalos desses fonemas e quando são diferentes, por toda a música.
- Perceber o fraseado solto, seguindo o fluir das palavras e a repetição do motivo hã hã hoô ao longo da música.
- É interessante observar também a liberdade rítmica da interpretação da indígena makuna, que adapta o ritmo da melodia à letra da canção.
- Identificar a expansão dos diversos grupos de 4 semicolcheias para 5, 6 e até 7 semicolcheias para se adaptar à letra da canção.
- Prestar a atenção à letra da canção e à sonoridade da língua makuna, tentando memorizar algumas palavras.
- Outro dado interessante é observar a escala dessa cantiga, que se assemelha a raga indiana Shobhavari.
Essa música é uma cantiga de ninar do povo Makuna que pede às aves cutia e cutiuaia para ajudar a criança dormir, enquanto o pai foi pescar e a mãe arrancar mandioca para alimentá-las. Como nas diversas cantigas de ninar, a melodia embala e tem motivos que se repetem, como os fonemas hã hã hoô.
Saiba Mais
Ouça outros acalantos dos povos do Rio Negro estão disponíveis em CD Projeto Acalanto E para conhecer outras cantigas de ninar do mundo todo, sugerimos assistir aos vídeos desse projeto com cantos da Rússia, da Índia, do Congo, da Bulgária e muitos outros países World Lullabies.