A música Akoj té faz parte de um importante mito para os Ikolen-Gavião que conta como a humanidade foi criada. Para um trabalho de contextualização, sugerimos conhecer e desenvolver atividades com esse mito.
- Conte para seus alunos essa intrigante história e tente mostrar a eles como a visão de mundo é diferente de um povo para outro.
- Criar uma sonoplastia para a história levantando com seus alunos os sons dos pássaros que são citados na história. Mutum, arara vermelha, arara amarela, papagaios, periquitos utilizando onomatopeias e sons vocais.
- Você pode também propor uma paisagem sonora com riachos, ventos, passos, o som das pessoas falando debaixo da pedra, entre outras possibilidades.
- Você também pode pedir para os alunos a buscarem objetos em alguma matinha próxima, ou quintal e criar sons com esses objetos.
- Você também pode utilizar alguns instrumentos musicais ou efeitos sonoros já pré-existentes.
- E assim, você poderá pedir para que as crianças sonorizem a história com os sons já definidos anteriormente com sua turma.
- Quando contar, crie um suspense a cada tentativa de furar a pedra, com a participação das crianças.
Depois de contar a história, você pode pedir para os alunos dramatizarem a narrativa Ikolen com todos os personagens envolvidos na historia e cantar junto a cantiga Akoj té.
VOCÊ SABIA?
Para os Ikolen-Gavião, a humanidade estava escondida embaixo de uma grande pedra. O herói Derambi ao sair para caçar, ouviu vozes vindo da pedra. Derambi então, decidiu chamar todos os pássaros de bico duro, para ajudar na empreitada de furar a pedra. Vários deles vieram como os mutuns, a arara amarela, a arara vermelha, os papagaios e nenhum deles conseguiu. Por fim, chegaram os periquitos. Eles bicaram com muita força até que conseguiram furar a grande pedra. Então, da pedra, começaram a sair os diversos povos indígenas do Guaporé. E cada um que chegava ia dizendo a que povo pertencia e sentava no banco iamá. E por fim, apareceu um homem branco, que já foi logo dizendo: eu sou o dono da riqueza.