Exercício de escuta
Propomos uma escuta de trechos musicais de diferentes povos, que apresentam diversas sonoridades. Essa atividade tem como intuito sensibilizar seus alunos através da escuta e também possibilitar a compreensão sobre a diversidade sonoro-estética indígena, diferente dos referenciais sonoros a que estamos acostumados a ouvir. Uma escuta bem conduzida poderá conscientizá-los de que o mundo indígena tem músicaS indígenaS e não música indígena no singular, como se fosse uma só expressão. Editamos 6 exemplos sonoros, do livro Cantos da Floresta, em uma única faixa para ser ouvido de uma única vez, sem parar. Seguem nossas sugestões de como apresentar esta escuta:
Propor que os alunos façam esta escuta de olhos fechados e, de preferência, deitados.
Ao final de cada trecho, deixamos um pequeno intervalo para que eles possam anotar suas sensações, imagens e percepções de instrumentos, vozes, elementos musicais evidentes, entre outras observações.
Ao terminar de ouvir os 6 exemplos, pedir que cada um compartilhe suas impressões provocadas pelas músicas, estimulando uma conversa entre todos do grupo.
Fazendo perguntas
Seria interessante fazer algumas perguntas, tocando trechos menores de cada exemplo para ativar a memória, como por exemplo:
É um canto solista? Seria uma criança, um adulto, ancião, uma mulher, um homem?
Ou seria um grupo de pessoas cantando coletivamente?
Que tipo de instrumento seria? Sopro, percussão, cordas?
Eles cantam ou falam? Onde começa o canto e onde começa a fala?
Em qual lugar estão tocando ou cantando?
Que “paisagem sonora” vocês podem perceber nessas músicas, ou seja, que ruídos ou sons externos (vento, pássaros, crianças rindo, sons da natureza etc.) podem indicar o lugar onde o evento musical está sendo realizado?
Vocês tem ideia em qual situação essa música está acontecendo? Seria uma cerimônia religiosa, uma brincadeira, uma contação de histórias, um ritual qualquer?
Depois dessas perguntas, seria bom você comentar cada exemplo sonoro, destacando as características musicais de cada um – relacionando-as ou não aos comentários apresentados pelo grupo – e mostrando imagens e vídeos que ilustrem os exemplos apresentados.
É importante ressaltar a diversidade musical presente nesses exemplos sonoros, aproveitando para romper com os estereótipos sobre as músicas indígenas, mostrando que há várias formas de se fazer música, com diferentes sons, instrumentos e estruturas musicais.
SEQUÊNCIA MUSICAL PARA ESCUTA
Cariço (flauta de pã) – Comunidade Bayaroá (Rio Negro – AM)
Ñande Mbaraete´i Katu – Guarani Mbya – Kyringue Arandu Miri (SP)
Taquara – taratararu – Yudjá (MT)
Daro Wihã – Canto de iniciação Wapté – Xavante (MT)
Bichos de Palop – Dikboba – Paiter Surui (RO)
Kasu tỹ vyj sĩ kyn (uãixim) – arco de boca – Kaingang (RS)
As informações e imagens sobre essas músicas encontram-se no livro Cantos da Floresta. Você pode montar um ppt ou um painel com as imagens ilustrativas e fazer uma explicação de cada um dos exemplos, assim como usar nossas indicações.
Você pode propor que seus alunos leiam a respeito da música desses povos abordados, apresentem outros exemplos sonoros, criem um painel com fotos e também mostrem videos dos instrumentos ouvidos. Assim, eles se sentirão mais envolvidos no processo.
NOVAS SEQUÊNCIAS MUSICAIS
Você pode trabalhar a escuta com outros exemplos sonoros indígenas, criando novas sequências musicais baseadas nas suas pesquisas. No final do livro Cantos da Floresta há uma lista de CDs indígenas que pode ser a base de sua pesquisa.