Tuxaua, cadê a Curupira? (Kambeba)
Zana Makatipa, Kurupira é uma música que se refere à (ao) Curupira, um ser mitológico que vive na floresta, protege a mata e os animais e avisa de perigos e fenômenos da natureza como temporais. Na visão dos Kambeba, a(o) Curupira apresenta diversas formas: pode ser uma mulher baixinha de cabelos vermelhos e pés virados para trás ou um menino com as mesmas características ou um ser totalmente branco; e também há a versão de que seria um casal de Curupiras, formado por uma figura masculina e uma feminina.
Existem diferentes versões para o mito Curupira em que o ser mitológico aparece, ora como protetor, ora como vítima, ora como um ser ameaçador.
Essa cantiga apresenta a versão feminina do(a) Curupira que queria levar embora o irmão da tuxaua (zana) e para conseguir salvá-lo, sua mãe a embebedou com payaru, bebida fermentada de mandioca. É interessante notar que a melodia de Zana Makatipa, Kurupira é semelhante à da canção infantil de origem portuguesa “A machadinha”, revelando a história dos próprios Kambeba que tiveram um contato intenso com os colonizadores ibéricos.
Transcrição musical de Berenice de Almeida e Magda Pucci.