A figura mítica da(o) curupira, muito explorada como parte do folclore brasileiro, tem diversas leituras. Há diversas lendas em que esse ser misterioso da floresta aparece.
Na música Zana Makatipa, Kurupira do povo Kambeba, esse ser mitológico aparece em sua versão feminina, a Curupira que quis levar embora o irmão da líder da aldeia, a tuxaua (zana). Para conseguir salvar o filho, a mãe da tuxaua embebedou a Curupira com payaru, uma bebida fermentada de mandioca.
Após realizar a proposta Escutando Zana Makatipa, Kurupira, você pode criar com os alunos uma performance unindo narração do mito do curupira, canção Zana Makatipa, Kurupira e sonorização da paisagem sonora da mata e até com uma confecção de um cenário ou uma instalação com elementos da natureza. Pensar uma forma de interligar a música, a narração e artes visuais pode ser uma experiência muito rica para os alunos.
Sugerimos também que você e seus alunos pesquisem as diferentes versões desse mito brasileiro.
PARA LER
Indicamos o livro Curupira: O Guardião da Floresta para você contar essa história para seus alunos. Neste livro, Marlene Crespo conta como o guardião da floresta usa seus poderes mágicos impiedosamente contra aqueles que não respeitam a mata e os seres que a habitam, protegendo a vida e lutando pela conservação do ambiente. Editora Peirópolis