Para cantar a melodia resultante da música Cariço, é importante realizar também a atividade Ouvindo a Cariço do Rio Negro. Essa música é tocada com o sistema de notas alternadas, utilizado em diversas músicas indígenas dos povos dessa e de outras regiões brasileiras.
Entendendo o sistema alternado
Para melhor entendimento desse processo, inicialmente, sugerimos que você use outras melodias já conhecidas e que tenham poucas notas, tal como Asa Branca ou outros exemplos familiares de seu grupo de alunos. Abaixo, propomos as seguintes etapas desse trabalho com a canção Asa Branca, mas este processo pode ser realizado com qualquer outra melodia de sua escolha.
- Todos juntos, cantem a melodia com a letra da canção Asa Branca de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Pode ser somente a primeira estrofe, ou até mesmo a primeira frase.
- Após cantar várias vezes, cantem novamente a melodia com os nomes das notas.
- Depois que todos já tenham memorizado a melodia com os nomes das notas, divida sua turma em 5 grupos. Cada um deles irá cantar, apenas, uma única nota da melodia. Cantem várias vezes desta forma, assim, seus alunos entenderão como é feito o sistema alternado presente na música Cariço. É importante buscar fluência na execução da melodia, o que é difícil mas um desafio!
G1 G2 G3 G5 G5 G3 G4 G4
DO RE MI SOL SOL MI FA FA
Quan do-o lhei a ter ra-ar den do etc.
Grupo 1 (G1), Grupo 2 (G2), Grupo 3 (G3), Grupo 4 (G4), Grupo 5 (G5)
Cantando a música Cariço em sistema alternado
- Após esta experiência com a música Asa Branca, cantada em sistema alternado, sugerimos que cantem a melodia do Cariço em uníssono, até que todos a memorizem e a cantem fluentemente. Você pode propor a memorização frase por frase, de acordo com as necessidades de seu grupo.
- Depois que os alunos já tenham se apropriado da melodia, sugerimos que proponha a sua realização com o sistema alternado. Pode ser cada grupo com uma nota ou mais do que uma, seguindo a maneira como o Sr. Justino e seu filho a realizam, na qual cada um deles toca algumas notas e não apenas uma. Com certeza, será um grande desafio!
Improvisando sobre a melodia Cariço
Quando os alunos estiverem à vontade com os motivos melódicos da Cariço, você pode sugerir um exercício de improvisação sobre eles. Uma sugestão para essa improvisação pode ser a forma rondó, isto é, selecionem um dos motivos da melodia Cariço para ser o ‘refrão’ (a parte que sempre repetirá), alternando-o com os solos vocais improvisados.
Foto: Eduardo Vessoni
Flauta Cariço – Comunidade Bayaroá
VOCÊ SABIA?
Um instrumento bastante presente nessa região é a flauta Cariço (em nheengatu), que também dá nome a uma dança em pares. São tubos de taquara, amarrados com fibras, com uma afinação variável e tocados em sistema alternado. Pode ser tocada por duas, quatro, seis ou mais pessoas (sempre em pares), sendo que um deles desempenha o papel de “mestre” e os outros “respondem” complementando a melodia, já conhecida previamente pelo grupo.
Saiba mais
O noroeste amazônico, ou região do rio Negro, apresenta um interessante mosaico sociocultural formado por 22 grupos indígenas, de origens e línguas diferentes, que compartilham a mesma visão de mundo, organização social, cultura material, mitologia, cosmologia e saberes. Distribuídos em mais de 400 comunidades, estão organizados da seguinte forma: povos do rio Uaupés, do rio Içana, do rio Xié e Maku. Mais informações sobre esses povos encontram-se no livro Cantos da Floresta e no site do ISA https://pib.socioambiental.org/pt/povo/etnias-do-rio-negro
PARA VER
O FOIRN produziu um vídeo com indígenas Tukano tocando a flauta cariço e dançando. O vídeo foi produzido durante a Oficina de Troca de Conhecimento Multimídia, realizada em São Gabriel da Cachoeira (AM) em 2012. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=7byTpX02-V4.